terça-feira, 13 de setembro de 2011

A Dança do Movimento Hip Hop

Olá pessoal,

Vasculhando alguns arquivos antigos, encontrei esse artigo cientifico que fala sobre a origem, história e trajetória do movimento hip hop, fazendo uma relação com a antiga e nova escola dentro de suas possibilidades de transformação, respeitando a historicidade de uma e abrindo portas para a contemporaneidade de outra.

Acho interessante podermos trocar informações quanto a origem da dança que fazemos e realmente pensarmos nela como uma ferramenta para a criação da arte do movimento em dança de rua.

link:

http://www.embap.pr.gov.br/arquivos/File/anais3/maurcio_priess.pdf

Exponho um pensamento

Tem um trecho nesse artigo retirado do Livro vermelho do Hip Hop que ajuda a esclarecer o que é o Hip Hop: [...] "ele é um movimento sócio-cultural, que visa a emancipação do negro e do pobre na sociedade, mediante a educação e a revolução."

Pensando na dança que normalmente assistimos, que vemos nos palcos quando falamos de hip hop? E como estão as produções em dança de rua de nossa cidade??

Precisamos ir além desse modelo imposto de um hip hop norte americano, cheio de gírias e tendencias de moda e movimento, que não nos pertence, que não é nosso, que não fala nossa língua ou mesmo trata de nossa cultura.

Enfim... Tentarmos ampliar nosso olhar e pensar em uma realidade próxima e trazer essas questões para a criação em dança de rua.

Compor em dança de rua é explorar diversos universos, falar sobre inúmeros assuntos, é não nos prendermos ao certo e errado, quando se compõem DANÇA, seja ela qual for, se testa, experimenta, mesmo que esse estilo seja uma dança codificada e com técnicas e regras pré estabelecidas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário